Mensagem do Provedor

A Santa Casa da Misericórdia da Madalena, situada no concelho da Madalena, ilha do Pico, Açores, tem como Missão principal receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas com deficiência, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral e personalizada através de serviços estabelecidos com base nos princípios da qualidade, equidade e responsabilidade social.

Com este site, pretendemos dar a conhecer as nossas valências, os serviços que prestamos, as actividades desenvolvidas e a dinâmica da instituição. Nos últimos anos esta instituição tem vindo a crescer tanto em valências bem como na quantidade e qualidade dos serviços prestados, tendo no passado ano inaugurado mais uma valência na área da pessoa com deficiência, mais propriamente um Lar Residencial, com capacidade para doze clientes o qual neste momento já se encontra lotado. Possuímos aproximadamente 115 colaboradores distribuídos pelas várias valências, Creche, Jardim de Infância, ATL, Centro de Actividades Ocupacionais, Lar Residencial, Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio ao Domicílio, Universidade Sénior e Centro de Fisioterapia.

A Misericórdia da Madalena tem um papel fundamental na comunidade em que está inserida, nomeadamente na área da infância, da deficiência e da terceira idade, no sentido principal de prestar aos seus clientes e familiares, conforto, qualidade de vida, promoção da sua autonomia e um serviço de qualidade no seu apoio diário.

No que respeita a projectos de investimento, encontra-se em curso uma obra de ampliação da valência Lar de Idosos, obra esta de grande necessidade e importância para dar resposta aos pedidos de internamento permanente para o Lar de Idosos. O Centro de Actividades Ocupacionais a fim de aumentar a capacidade do mesmo, está a sofrer alterações no aumento do refeitório e nos Wc´s, bem como a aquisição de uma viatura adaptada. Encontra-se em fase de projecto a adaptação das restantes instalações do antigo Centro de Saúde para as valências da infância, denominado por CACCO, que engloba as valências da Creche, do Jardim de Infância e ATL. Todos estes projectos são acompanhados e financiados pelo Governo Regional do Açores num relacionamento saudável entre esta instituição a Secretaria Regional da Solidariedade Social.

Na área da terceira idade terminamos no corrente ano (2017) um módulo de residências autónomas, constituída por dois apartamentos junto ao edifício do Lar Santa Maria Madalena, dando assim uma resposta aos idosos que por várias razões não podem permanecer nas suas habitações, e pretendam estar mais privados e usufruir de todos os serviços de apoio que efectuamos no Lar de Idosos mas num espaço mais reservado, tratando-se de um serviço privado.

Fora do âmbito social e direccionado para a área da saúde, a Santa Casa da Misericórdia possui um Centro de Fisioterapia um vasto numero de especialidades médicas, análises, e alguns tipos de exames que se encontram à disponibilidade da população em geral. Queremos continuar a fazer mais, sendo que para tal continuamos com a colaboração de todos os órgãos sociais, directores, técnicos, colaboradores da instituição e o relacionamento com o Governo Regional e outras instituições que se encontrem abertas aos nossos projectos.

Bem ajam aqueles que trabalham em prol das pessoas que mais necessitam na área social.


O Provedor - José António Oliveira Amaral

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. ler mais