Mensagem do Provedor

A Santa Casa da Misericórdia da Madalena, situada no concelho da Madalena, ilha do Pico, Açores, tem como Missão principal receber, apoiar e garantir os direitos e necessidades das crianças, jovens, pessoas com deficiência, pessoas idosas e comunidade envolvente, de forma integral e personalizada, através de serviços estabelecidos com base nos princípios da qualidade, equidade e responsabilidade social.

Com este site, pretendemos dar a conhecer as nossas valências, os serviços que prestamos, as atividades desenvolvidas e a dinâmica da instituição. Nos últimos anos, esta instituição tem vindo a crescer tanto em valências bem como na quantidade e qualidade dos serviços prestados na área social e na saúde.
 
A nossa instituição conta com 12 valências: Creche, Jardim de Infância, ATL, Centro de Atividades Ocupacionais, Lar Residencial, Transportes Adaptados, Lar de Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio ao Domicílio, Centro de Fisioterapia, Universidade Sénior e Bar do Centro Saúde. Para a prestação dos serviços em todas estas valências possuímos um quadro de pessoal com 150 colaboradores, desde diretores, técnicos, administrativos e auxiliares.
 
Nos últimos anos foram realizados vários projetos de investimentos em ampliações e remodelações de instalações, que permitiram o aumento da capacidade instalada e a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes. No âmbito das obras realizadas, destacamos o aumento do Lar de Idosos, do Centro de Atividades Ocupacionais, do Lar Residencial e as obras para a transferência das valências da Creche, Jardim de Infância e ATL. Foram investimentos avultados e que deram algum trabalho, mas que eram necessários para o aumento e melhoria da qualidade do serviço.
 
Na área social temos vindo a investir na melhoria das instalações das várias valências e na área da saúde no Centro Clínico, em remodelações e aquisição de equipamentos para várias especialidades.
 
Nos tempos que passamos, cada vez mais os desafios são maiores e temos de estar preparados para dar uma maior e melhor resposta nas intervenções sociais, tendo sempre presente o bem-estar das pessoas que necessitam da nossa ajuda. O aumento da esperança de vida, leva a que nos preparemos, juntamente com as estruturas governamentais, para a tomada de medidas que melhorem as respostas sociais e da saúde.
 
Hoje, as questões demográficas, que é um dos problemas da nossa realidade local, de onde se destaca o envelhecimento da população, o aumento da esperança de vida, o isolamento e a solidão, são fenómenos que nos despertam para arranjar soluções.
 
A Santa Casa da Misericórdia da Madalena, atenta igualmente aos sinais dos tempos, está presente onde se apercebe das carências do ser humano de hoje, colocando-se ao lado dos que mais precisam, prestando-lhes um serviço de qualidade, cimentado no amor, na dedicação e no profissionalismo.

 

Neste sentido, as suas instalações totalmente renovadas, revelam-se autênticos ambientes familiares, com um só coração e um só sentir, onde o estranho que nos bate à porta se transforma num Irmão a acolher, amar e dignificar.

 

Nas várias valências que possuímos, apoiamos em média 350 pessoas por dia. Nos próximos tempos e atentos a vários problemas que têm surgido localmente, estamo-nos a preparar para criar mais uma valência, Centro de Acolhimento Temporário, que dará resposta a pessoas que muitas vezes não possuem um abrigo e que necessitam da nossa ajuda, pelo que urge dar esta resposta nos dias de hoje.
 
Numa sociedade em que impera a injustiça social, sempre que nos for solicitado apoio, não baixaremos os braços e continuaremos a trabalhar para fazer o bem sem olhar a quem.
 
Assim Deus nos ajude e Nossa Senhora das Misericórdias ilumine a nossa ação.




O Provedor - José António Oliveira Amaral

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. ler mais